Série: Estudos Universitários em Montreal

Bolsa de estudos, trabalho e vida em Montreal. Muitos estudantes buscam uma  bolsa de estudo para conseguir realizar o sonho de estudar no exterior. Na Université de Montréal (UdeM), a maior do Québec e uma das maiores do Canadá, existem possibilidades de conseguir uma bolsa de estudos ou ajuda financeira. Entretanto, a obtenção destes recursos depende do perfil do candidato, da qualidade do seu currículo e, em muitos casos, do objetivo da bolsa.Bolsas brasileiras. A procura por uma bolsa ou ajuda financeira não é tão simples, podendo levar tempo e exigindo persistência. Por isto, o Serviço de Admissão e Recrutamento da UdeM disponibiliza um grupo facebook, em português, onde o candidato recebe diversos conselhos e orientações. Recomenda-se, entretanto, que o candito comece primeiramente a procurar pelas bolsas disponibilizadas pelo Brasil.

Existem bolsas fornecidas pela CAPES, CNPq e agências de fomento estaduais ou municipais. O estudante deve também se informar sobre acordos bilaterais entre sua universidade e a universidade estrangeira. Estes acordos não fornecem bolsas, mas podem permitir ao estudante fazer um estágio de pesquisa na universidade onde deseja estudar. No caso do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) , as bolsas de estudos são oferecidas a candidatos que querem estudar em programas de graduação sanduíche, Doutorado (sanduíche ou pleno) e estágios do tipo pós-doutorado, focados em determinadas áreas de pesquisa.  Um novo edital de graduação sanduíche no Canadá foi lançado recentemente pelo programa CsF e pedidos de bolsa podem ser feitos até 29 de novembro de 2013.

Bolsas canadenses

Depois de esgotadas as chances de possibilidade de bolsas no país de origem, o aconselhado é o candidato verificar as bolsas do governo canadense para os estudantes brasileiros e/ou estrangeiros que desejam realizar estudos ou pesquisa no Canadá. No caso da Université de Montréal, depois de aprovado no processo de admissão e se tornando um estudante regular, o estudante pode se candidatar a bolsas fomentadas pelas faculdades, departamentos e centros de pesquisa, em processos internos organizados pelo os mesmos. Neste momento o mérito do estudante que determina seu sucesso, pois a obtenção destas bolsas se dá através de concurso.Trabalho e estudo. Além disto, após satisfeitas algumas condições, o estudante da UdeM pode trabalhar no campus da universidade em empregos gerados pela própria Universidade.

Após 6 meses de estudos em tempo integral, o estudante pode solicitar uma permissão para trabalhar fora do campus, na cidade de Montreal, até 20 horas por semana. Vale ressaltar que a Université de Montréal possui mensalidades baixas quando comparada a outras universidades canadenses e americanas. Isto se dá devido ao fato de ser pública e parcialmente subsidiada pelo governo do Québec.

O mercado brasileiro e educação internacional  

Observa-se que “com a internacionalização do Brasil, existe uma busca real do mercado de trabalho por profissionais que tenham proficiência em outros idiomas e que possuam experiência acadêmica e contato com grupos de profissionais estrangeiros. Com o programa de bolsas Ciência sem Fronteiras a possibilidade de ter esta qualificação ficou ainda mais tangível para muitos brasileiros”, explica Rogério Bilheiro, estudante-embaixador da UdeM que, ao lado de Siréia Rosa e Lina Donnard, também estudantes-embaixadoras, participa do projeto de recrutamento de estudantes brasileiros concebido pelo Serviço de Recrutamento e Admissão da Université de Montréal.Experiência de vida única. Segundo Lina Donnard, “uma vez na Université de Montréal, o estudante brasileiro também terá a experiência única de viver em Montreal, uma cidade desenvolvida, cosmopolita, segura, multicultural e, além disto, com baixo custo de vida, se comparada às grandes cidades brasileiras e norte-americanas. De fato, a cidade de Montreal apresenta um dos custos de vida mais baixos do mundo, e para quem é estudante estrangeiro esse aspecto é fundamental.”Sirléia Rosa acrescenta que “Montreal também é a única cidade do Canadá onde você pode vivenciar a cultura anglófona e francófona ao mesmo tempo. Praticando assim tanto o inglês como o francês. A cidade caracteriza-se também pelo seu multiculturalismo, onde o estudante brasileiro encontrará pessoas de vários países podendo testemunhar essas diferentes culturas através de bairros típicos, festivais, trajes, costumes diversos e uma deliciosa culinária étnica. A estrutura da cidade é outro fator positivo: seu transporte público é um dos melhores da américa do norte e sua arquitetura urbana é muito charmosa, única no Canadá. Pelo fato da UdeM estar em  Montréal, seu aluno usufrui de todos os benefícios que a cidade proporciona, permitindo tenham uma excelente experiência de vida.”

via Série: Estudos Universitários em Montreal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s